sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O arrotar

Hoje tivemos consulta com a pediatra. Ana Elisa está ótima, com 54 cm e 4,445 kg, uma moça. A médica testou seus estímulos também, e nesse quesito, ela ganhou nota 10.

Conversamos sobre várias coisas: vacinas, alimentação, etc. Aproveitei para tirar todas as minhas dúvidas sobre o arroto.

A pediatra então me explicou que depois de cada mamada, é importante colocar o bebê de pé em nosso ombro  por 20 minutos; porém nem sempre o bebê vai arrotar. Esse  procedimento é necessário para que o leite que ficou no esôfago desça em sua totalidade para o estômago, o que evitará que o leite volte.

Se o bebê arrotar, ótimo; se não, depois de 20 minutos pode colocá-lo no berço ou carrinho.

Ela me explicou também que o bebê regurgita porque tem excesso da última mamada no estômago, e que isso acontece porque o leite demora até 6 horas para ser digerido pelo estômago do bebê, e antes disso, damos de mamar novamente. Ah, e que se o regurgitar diminuir ou não acontecer mais, é porque o bebê está precisando de mais leite, ou seja, pode aumentar a dose....

Bom, agora já não vou ficar tão assustada quando a Ana Elisa soltar leite. Por isso a importância de encher a orelha do médico de perguntas, melhor do que se preocupar a toa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário